Livros

Sequências para o Ensino de Geometria do Ensino Básico

RESUMO:

A obra tem o objetivo de propor reflexões e atividades oriundas de estudos de situações, analisando o processo de aprendizagem à luz da Teoria das Situações, juntamente com alternativas que influenciam o ensino e a aprendizagem de objetos da geometria para Educação Básica, apresentando situações desenvolvidas para o trabalho de professores e estudantes. Essas atividades foram desenvolvidas com o intuito de contribuir no desenvolvimento de competências e habilidades (agir, se expressar, refletir, evoluir por iniciativa própria), assim como alicerçar a construção de novos conhecimentos e estratégias de resolução de problemas.

Ensino e Didática das Ciências

RESUMO:

As temáticas apresentadas na obra associam aspectos epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos sobre o ensino e a didática das ciências. Debate-se as inter-relações entre os domínios da matemática e a prática docente, os problemas decorrentes dessas inter-relações e o ensino de conteúdos matemáticos através da resolução de problemas. Também são discutidas a formação do(a) professor(a) frente às ciências, tal como as competências e habilidades necessárias às suas práticas. Além disso, os recursos e as inovações tecnológicas e as suas relações com o ensino da matemática, bem como das suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem das ciências e a criação de problemas para o ensino das ciências e da matemática.

Livros Didáticos e Algumas Histórias: Teorias Modernas da Matemática

RESUMO:

Esta obra visa compreender historicamente o processo de formação dos professores de matemática e os saberes envolvidos nessa formação. Trata-se, portanto, de pesquisas feitas para uma reflexão mais aprofundada da identidade cultural, social, política e econômica do ensino de matemática que é institucionalizado hodiernamente no Brasil. De modo especifico, essas investigações podem trazer mais elementos para compreender o processo de profissionalização dos professores que ensinaram matemática nos vários contextos baianos, seja no âmbito do ensino secundário e do superior ou ainda, bem mais recentemente, no âmbito do ensino primário.