Publicações e Artigos
ARTIGOS GERAIS
From Drawing to Figure and Theories of Didactic Situations and Instrumentation. International Journal of Science and Research (IJSR), v. 8, p. 1038-1048, 2019.
COMITI, C.; FARIAS, LUIZ MARCIO SANTOS
IMPORTANCE ET MÉTHODOLOGIE DE L?OBSERVATION DE CLASSE POUR LES RECHERCHES EN DIDACTIQUE ET RÔLE DE LA PROBLÉMATIQUE DE RECHERCHE POUR LA MODÉLISATION NÉCESSAIRE LORS DE L?ANALYSE DES OBSERVATIONS. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE), v. 9, p. 83-104, 2019.
FARIAS, LUIZ MARCIO SANTOS; CARVALHO, EDMO FERNANDES; TEIXEIRA, BARTIRA FERNANDES
O trabalho com funções à luz da incompletude do trabalho institucional: uma análise teórica. The work with mathematical functions from the standpoint of the incompleteness of the institutional work: a theoretical analysis. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, p. 97-119, 2019.
# Destaques
Colloque de l’OIPA 8: L’Observatoire International de la Pensée Algébrique (OIPA)
Local: CRMEF, Rabat, Maroc
Data: 18 - 19 mai 2024
Submissão de trabalhos: https://www.oipa.education/colloque-de-loipa-8
Saiba maisLIVROS
Sequências para o Ensino de Geometria do Ensino Básico
RESUMO:
A obra tem o objetivo de propor reflexões e atividades oriundas de estudos de situações, analisando o processo de aprendizagem à luz da Teoria das Situações, juntamente com alternativas que influenciam o ensino e a aprendizagem de objetos da geometria para Educação Básica, apresentando situações desenvolvidas para o trabalho de professores e estudantes. Essas atividades foram desenvolvidas com o intuito de contribuir no desenvolvimento de competências e habilidades (agir, se expressar, refletir, evoluir por iniciativa própria), assim como alicerçar a construção de novos conhecimentos e estratégias de resolução de problemas.
Ensino e Didática das Ciências
RESUMO:
As temáticas apresentadas na obra associam aspectos epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos sobre o ensino e a didática das ciências. Debate-se as inter-relações entre os domínios da matemática e a prática docente, os problemas decorrentes dessas inter-relações e o ensino de conteúdos matemáticos através da resolução de problemas. Também são discutidas a formação do(a) professor(a) frente às ciências, tal como as competências e habilidades necessárias às suas práticas. Além disso, os recursos e as inovações tecnológicas e as suas relações com o ensino da matemática, bem como das suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem das ciências e a criação de problemas para o ensino das ciências e da matemática.
Livros Didáticos e Algumas Histórias: Teorias Modernas da Matemática
RESUMO:
Esta obra visa compreender historicamente o processo de formação dos professores de matemática e os saberes envolvidos nessa formação. Trata-se, portanto, de pesquisas feitas para uma reflexão mais aprofundada da identidade cultural, social, política e econômica do ensino de matemática que é institucionalizado hodiernamente no Brasil. De modo especifico, essas investigações podem trazer mais elementos para compreender o processo de profissionalização dos professores que ensinaram matemática nos vários contextos baianos, seja no âmbito do ensino secundário e do superior ou ainda, bem mais recentemente, no âmbito do ensino primário.
ARTIGOS RECOMENDADOS
LINKS RELACIONADOS
Yves Chevallard
DICIONÁRIO DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS