Livros

Surdos e Ouvintes

RESUMO:

Esta obra é resultante de uma pesquisa que objetivou investigar quais as praxeologias disponíveis e evocadas para o ensino dos números a crianças ouvintes e surdas, filhas de pais ouvintes, a fim de criar situações que possibilitassem a construção do número por estas crianças numa sala de aula de matemática inclusiva. o estudo foi realizado através de observações de classe em duas escolas localizadas em salvador: uma escola de surdos, vinculada ao estado da Bahia, e uma escola inclusiva do município. sete crianças surdas estudavam na escola específica, com aulas ministradas em língua brasileira de sinais, e uma criança surda frequentava a escola inclusiva, cujas aulas ocorriam em língua portuguesa, todas cursavam o primeiro ano do ensino fundamental, formando um grupo de oito alunos participantes. para atingir este objetivo final, utilizou a lente da teoria antropológica do didático (tad), adotou a perspectiva sócio antropológica da surdez, ressaltando a diferença linguística dos surdos e a ausência de intérpretes no primeiro ano do ensino fundamental, percorrendo os aspectos epistemológicos e históricos da construção do número e modelizando as atividades humanas observadas em termos de praxeologias. recorrendo à dialética ostensivo/não ostensivo, analisou a evolução dos objetos ostensivos utilizados na escola de surdos, as praxeologias dos professores e dos estudantes, traçando como hipótese de pesquisa o fato de a bagagem praxeológica utilizada para a apresentação dos números não possuir ostensivos sensíveis que possibilitem a construção do número pelos estudantes surdos da escola inclusiva. tomando as referências didáticas desta dialética, cunhou a expressão ostensivos sensíveis, referindo-se àqueles que favorecem e contribuem para a atividade matemática em questão, sendo esta a nossa contribuição teórica. os resultados apontaram que, numa sala de aula inclusiva, alguns objetos possuem um maior grau de sensibilidade e outros, um menor grau.

Elementos da Didática das Ciências na Perseverança e Superação Escolar

RESUMO:

Dividida em cinco partes, a obra promove discussões sobre as abordagens teóricas da didática e das ciências. Os textos apresentados associam aspectos epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos sobre as questões. Sob a égide da perseverança e superação escolar, surgiu a proposta de trazer à tona as crenças das(os) professoras(es) em torno da necessidade de superar dificuldades enfrentadas na sala de aula, tal como frente aos desafios do ensino de ciências e matemática. Assim, as discussões apresentadas nesse volume, como nos demais da Coleção Ensino, Filosofia e História das Ciências, objetivam oferecer às(aos) leitoras(es), a partir dos elementos da didática e das teorias, abordagens e situações, subsídios e modelos que possam ser aplicados em salas de aula.

A teoria antropológica do didático: princípios e fundamentos

RESUMO:

Este livro situa-se na didática das disciplinas, mais especificamente, na Didática da Matemática desenvolvida na escola francesa. A Didática da Matemática é entendida como a ciência da educação que estuda as situações que visam à aquisição de conhecimentos pelos alunos, estudantes ou adultos em formação, tanto do ponto de vista das características dessas situações como da aprendizagem que elas possibilitam. Ela estuda também as condições que favorecem a aquisição de conceitos matemáticos pelos alunos. Neste livro, discutem-se alguns constructos teóricos e usos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Yves Chevallard (1999). Essa teoria é uma das contribuições importantes para a Didática das Ciências e para a Matemática, pois além de ser uma evolução da Teoria da Transposição Didática, insere a Didática no campo da Antropologia. Ela focaliza o estudo das organizações praxeológicas didáticas pensadas para o ensino e a aprendizagem de organizações matemáticas. A TAD ocupa hoje uma posição decisiva na investigação em Didática da Matemática e Didáticas de outras áreas de conhecimentos. Desde a sua criação, já foram organizados vários congressos internacionais sobre esta teoria. No Brasil, vários pesquisadores em Educação e Educação Matemática desenvolvem as suas pesquisas apoiando-se na TAD. Mas os resultados das pesquisas realizadas nem sempre são divulgados de forma a ter maior alcance. Além disso, nem sempre os estudiosos têm acessos aos textos teóricos sobre a TAD em língua portuguesa. Neste contexto, o objetivo deste livro é discutir resultados e avanço da TAD, tão do ponto de vista teórico, bem como de pesquisas sobre o ensino e a formação de professores. Para isso, temos o seguinte título para a obra: A Teoria Antropológica do Didático: Princípios e Fundamentos.